Por Bruna Domingos
Pare um pouquinho e preste atenção aos seus pensamentos. Como está seu discurso interno? Amoroso e gentil ou autocrítico e cheio de culpa e rancor?
Esse é o péssimo hábito que nossa mente tem: não valorizar nossos ganhos e conquistas, somente nos prendemos ao que foi ruim ou que ficou faltando para melhorar. Isso, além de te desmotivar pode fazer boicotar a si mesmo.
Outro grande erro é manter o padrão de pensamento tudo ou nada. A mania de achar que se não conseguiu comer de forma saudável hoje, acha que está tudo perdido e abandona seu plano alimentar.
A ideia é: se hoje não deu tempo de correr na esteira, troque o elevador pelas escadas ou vá ao mercado à pé. Quem disse que se exercitar é só ir para academia?
O importante é estar consciente dos motivos de sua falha e usar como aprendizado para melhorar amanhã.
E uma forma incrível de buscar essa consciência dos seus pensamentos e tentar ser mais autocompassivo é praticando ATENÇÃO PLENA.
As práticas meditativas de Mindfulness tem como objetivo te ensinar a voltar sua atenção para o momento presente.
Assim vai aproveitar melhor cada momento e ter mais clareza diante das suas escolhas.
Treinar a mente para estar mais consciente te auxilia a estar mais atento ao que te faz bem, do que você realmente gosta, quanto e o que você já conquistou!
O que você diria ao seu melhor amigo se ele estivesse desistindo?
"Desista mesmo porque você não está conseguindo?" Ou ... "Se dê uma nova chance, estou aqui com você!"?
É assim que devemos encarar nossos desafios: com uma voz compassiva e motivadora!
Mindfulness te ajuda a se reconectar consigo e encontrar o caminho de volta para sua casa, um lugar de carinho, gentileza e conforto: você mesmo! Vamos praticar?!